Psicologia Pediátrica (Neuropsicologia)

Avaliação das Competências Pré-Académicas (entrada no 1º ano):

Existem muitas perguntas que aos pais se colocam na entrada para o 1ºciclo: Será que o meu filho está preparado?    Mais do que saber ler, escrever e calcular é importante o rastreio das áreas importantes para a aprendizagem:

  • Linguagem: compreensão e expressão;neuropsicologia2
  • Conceitos quantitativos;
  • Memória visual e auditiva;
  • Percepção visual – constância da forma e figura/fundo;
  • Posição no Espaço;
  • Orientação espacial e temporal;
  • Competências psicomotoras e lateralidade;
  • Consciência fonológica;
  • Funcionamento Socio-Afectivo: autoconceito, interacção social e autonomia pessoal.

Recomenda-se a presente avaliação em situações de entrada condicional, antecipação ou adiamento escolar.

Neuropsicologia Pediátrica

É a ciência que estuda a associação entre o funcionamento cerebral, o comportamento e as funções cognitivas superiores, em indivíduos em idade pediátrica, com um desenvolvimento neuropsicológico normal ou atípico.

A avaliação neuropsicológica infantil é particularmente indicada nos casos em que é necessário um exame mais aprofundado das funções intelectuais ou quando existem dificuldades específicas de aprendizagem.

Avaliação em Neuropsicologia Pediátrica 
Recomenda-se nas seguintes casos:neuropsicologia1

. Perturbações neurodesenvolvimentais;

. Atraso de desenvolvimento;

. Dificuldades de aprendizagem (dislexia, disortografia e disgrafia);

. Problemas do comportamento

. Elegibilidade para educação especial (CIF);

. Défice em funções neurocognitivas, tais como:

. atenção/concentração, competências visuo-perceptivas, memória, raciocínio lógico e planeamento.

Avaliação do insucesso escolar

Nos seguintes casos é realizada uma avaliação neuropsicológica e emocional, devido à relação bidireccional existente entre a aprendizagem e a ansiedade gerada por um baixo autoconceito pessoal e/ou escolar e acontecimentos de vida que podem condicionar a disponibilidade para a aprendizagem. Indicada em situações de crianças que apresentam:

  • Problemas de comportamento;
  • Recusa à escola;
  • Sinais de ansiedade, tristeza, irritabilidade/agressividade e isolamento social;
  • Dificuldades em adormecer;
  • Medos;
  • Desmotivação face aos conteúdos escolares.

Andreia Félix
Psicóloga Clínica