Se estas são algumas das suas queixas, temos a solução adequada e o tratamento personalizado à sua medida com sessões semanais:
DORES MUSCULARES TENDINITES DORES ARTICULARES ARTROSES DORES NOS PÉS
DORES DE CABEÇA DORES NOS MAXILARES TONTURAS SINUSITE
HÉRNIAS DISCAIS DORMÊNCIAS CIÁTICAS LIMITAÇÕES NA FLEXIBILIDADE
ALTERAÇÕES POSTURAIS: BEBÉ; ADOLESCENTE; ADULTO; GERIÁRTRICAS
TORCICOLO PLAGIOCEFALIA BRAQUICEFALIA ESCOLIOSE CICATRIZES DEFORMAÇÕES TORAXICAS
HIPERCIFOSE HIPERLORDOSE MEMBROS VALGUS/VARUS DISMETRIA MEMBROS INFERIORES
O Método das Cadeias Musculares é baseado na descoberta da arquitectura do corpo e permite compreender melhor a lógica das disfunções e a origem das situações dolorosas e deformações. As Cadeias Musculares representam os circuitos anatómicos através dos quais se propagam as forças organizacionais do nosso corpo. Com elas se constrói o movimento e a expressão corporal. As Cadeias Musculares poderão igualmente ser recrutadas para tecer os nossos esquemas de compensação. A nossa postura encontra-se modificada; a nossa dinâmica deixou de ser harmoniosa e as dores aparecem.
O Método das Cadeias Musculares visará reequilibrar as fontes de tensões musculares articulares, viscerais e neuromenìngeas que estão na origem das nossas queixas. Quando as Cadeias Musculares estão libertas e equilibradas, a postura é natural e o movimento é fácil e harmonioso. O tratamento das Cadeias Musculares é feito ao ritmo de 1 sessão semanal. Este trabalho qualitativo tem um efeito profundo no nosso corpo e exige um tempo de assimilação e reequilíbrio A compreensão trazida pela análise global das Cadeias Musculares, permite um tratamento personalizado que responde de uma forma simples e coerente às alterações posturais e às queixas dolorosas que são as assinaturas lógicas dos problemas dos nossos pacientes.
José Carlos Pereira
Fisioterapeuta
Se são sequelas neurológicas resultantes de Traumatismo Craniano, AVC (trombose) ou Paralisia Cerebral:
Tratamento do Neuro-Desenvolvimento
O método do TND – Tratamento do Neuro-Desenvolvimento – é um conjunto de técnicas que, utilizadas de forma sistemática e organizada, age sobre o SNS – Sistema Nervoso Central – e possibilita a aquisição de funções motoras. Isto é possível devido à plasticidade do SNC, ou seja, a capacidade que este tem de se regenerar e, por outro lado, de se recriar, permitindo que zonas menos especializadas passem a assegurar o controlo exercido pelas zonas lesadas. Este método de tratamento é indicado para qualquer idade, embora seja tanto mais eficaz quanto mais precocemente for iniciada a intervenção.
José Carlos Pereira
Fisioterapeuta
Método Mézières
“Vivo stressado, em constante tensão excessiva, faço tudo a correr, ‘sob pressão’. Isto cansa-me muito, dói-me o corpo todo, tenho a impressão de não ter gosto em viver.”
Este conjunto de sensações é tão frequente e penoso no tempo actual, tanto para o próprio como para os que lhe estão próximos. Com frequência conjugam-se com “dores nas costas”, desequilíbrios musculares, patologias músculo-esqueléticas, ortopédicas, neurológicas, oncológicas, neurovegetativas, digestivas, transtornos respiratórios, tendinites, escolioses, etc.
O método Mézières, através posturas terapêuticas, trabalho do diafragma e colaboração constante paciente/fisioterapeuta restabelece uma atitude corporal harmoniosa e, como consequência, a máxima recuperação possível da função.
A grande inovação deste método está também na componente educativa e preventiva.
O método Mézières tem como objetivo a procura da causa que determina o aparecimento do sintoma, com uma componente curativa, educativa e preventiva.
Habitualmente a periodicidade das sessões começa por ser semanal, depois quinzenal e mensal. As sessões duram cerca de uma hora.
As sessões efectuam-se por um período de tempo variável, dependendo do grau da patologia instalada, do estilo de vida do paciente, etc.
Os resultados obtidos com o conjunto de leis fisiológicas e propriocetivas descobertas, permitem alcançar melhor qualidade de vida, controle da insónia, alívio das dores através do ganho de flexibilidade muscular e articular, melhor atitude postural por um equilíbrio mais correcto entre os diferentes segmentos vertebrais, até à consciencialização corporal que estava esquecida, posturas adequadas no trabalho, nas atividades de vida diária e nas atividades desportivas.
Estes benefícios serão tanto mais efetivos e constantes, quanto maior for a colaboração do paciente no seu dia a dia.
Cori Cappozzo
Fisioterapeuta
Ginástica Abdominal Hipopressiva
As primeiras técnicas Hipopressivas foram criadas em 1980 pelo Doutor Marcel Caufriez, posteriormente a uma pesquisa clínica experimental (Hôpital Universitaire Erasme) e a uma pesquisa fundamental de neurofisiologia (Laboratoire de physiologie environnemental et occupacionelle de la Communauté Française de Belgique), denominando-asGinástica Abdominal Hipopressiva.
Indicações
Recuperação Abdomino-Pélvica;
Recuperação pós-parto;
Ptoses viscerais;
Incontinência urinária de esforço na mulher;
Obstipação;
Escolioses;
Síndrome de Desarmonia Corporal (estética abdominal)
Benefícios
Fortalecimento tónico dos músculos abdominais,
Melhoramento da silhueta abdominal;
Fortalecimento tónico dos músculos pélvicos;
Normalização postural de coluna vertebral;
Diminuição da congestão pélvica;
Melhoria da vida sexual.
A Ginástica Abdominal Hipopressiva é um conjunto de exercícios posturas, executados a um ritmo lento e de respiração livre. A manutenção de cada postura durante pelo menos 25 segundos, de preferência em apneia respiratória, permite um melhor relaxamento do diafragma, a diminuição das pressões intra-abdominal e intra-toráxica e uma modificação do esquema corporal.