Avaliação das Competências Pré-Académicas (entrada no 1º ano):
Existem muitas perguntas que aos pais se colocam na entrada para o 1ºciclo: Será que o meu filho está preparado? Mais do que saber ler, escrever e calcular é importante o rastreio das áreas importantes para a aprendizagem:
- Linguagem: compreensão e expressão;
- Conceitos quantitativos;
- Memória visual e auditiva;
- Percepção visual – constância da forma e figura/fundo;
- Posição no Espaço;
- Orientação espacial e temporal;
- Competências psicomotoras e lateralidade;
- Consciência fonológica;
- Funcionamento Socio-Afectivo: autoconceito, interacção social e autonomia pessoal.
Recomenda-se a presente avaliação em situações de entrada condicional, antecipação ou adiamento escolar.
Neuropsicologia Pediátrica
É a ciência que estuda a associação entre o funcionamento cerebral, o comportamento e as funções cognitivas superiores, em indivíduos em idade pediátrica, com um desenvolvimento neuropsicológico normal ou atípico.
A avaliação neuropsicológica infantil é particularmente indicada nos casos em que é necessário um exame mais aprofundado das funções intelectuais ou quando existem dificuldades específicas de aprendizagem.
Avaliação em Neuropsicologia Pediátrica
Recomenda-se nas seguintes casos:
. Perturbações neurodesenvolvimentais;
. Atraso de desenvolvimento;
. Dificuldades de aprendizagem (dislexia, disortografia e disgrafia);
. Problemas do comportamento
. Elegibilidade para educação especial (CIF);
. Défice em funções neurocognitivas, tais como:
. atenção/concentração, competências visuo-perceptivas, memória, raciocínio lógico e planeamento.
Avaliação do insucesso escolar
Nos seguintes casos é realizada uma avaliação neuropsicológica e emocional, devido à relação bidireccional existente entre a aprendizagem e a ansiedade gerada por um baixo autoconceito pessoal e/ou escolar e acontecimentos de vida que podem condicionar a disponibilidade para a aprendizagem. Indicada em situações de crianças que apresentam:
- Problemas de comportamento;
- Recusa à escola;
- Sinais de ansiedade, tristeza, irritabilidade/agressividade e isolamento social;
- Dificuldades em adormecer;
- Medos;
- Desmotivação face aos conteúdos escolares.
Andreia Félix
Psicóloga Clínica