Terapia da Fala

O que fazem os terapeutas da fala?

Os Terapeutas da Fala actuam a nível de prevenção, avaliação, tratamento e estudo cientifico da comunicação humana e as suas perturbações, considerando que a comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas de comunicação não-verbal. Da mesma forma
os Terapeutas da Fala atuam nas alterações ao nível do processo de alimentação e deglutição, frequentemente associadas a alterações da arcada dentária e na função de estruturas relacionadas que poderão estar associadas a alterações da fala.

Áreas de Intervenção

O Terapeuta da Fala intervém junto de pessoas de todas as idades com problemas da fala, da voz e da linguagem oral e escrita, com o objectivo de melhorar a sua capacidade de comunicação. A intervenção visa sobretudo o desenvolvimento das capacidades de compreensão e de expressão oral ou mesmo, nos casos mais graves, a utilização de sistemas aumentativos e alternativos de comunicação (como gestos, imagens ou símbolos) assim como a utilização de tecnologias de suporte. Na idade pré-escolar e escolar, os terapeutas da fala dão particular atenção a problemas de linguagem que podem efectuar a normal aquisição e desenvolvimento dos processos de leitura e escrita.

Indicações

Crianças em idade escolar, pré-escolar e adultos. O Terapeuta da Fala acompanha crianças e adultos com dificuldades de comunicação, resultantes de:

Perturbações no desenvolvimento da linguagem;
Alterações da Fluência;
Alterações da Articulação;
Alterações de Voz;
Alterações na Deglutição;
Alterações da Alimentação;

Podendo ser as suas causas muito variadas, tais como:
-Surdez;
-Perturbações Psicológicas;
-Privação Sócio-Linguistica;
-Lesões Cerebrais.

Marta Gaspar

Terapeuta da Fala