Fisioterapia

DORES MUSCULARES     TENDINITES     DORES ARTICULARES     ARTROSES     DORES NOS PÉS

DORES DE CABEÇA     DORES NOS MAXILARES     TONTURAS     SINUSITE

HÉRNIAS DISCAIS     DORMÊNCIAS     CIÁTICAS     LIMITAÇÕES NA FLEXIBILIDADE

ALTERAÇÕES POSTURAIS: BEBÉ; ADOLESCENTE; ADULTO; GERIÁRTRICAS

TORCICOLO     PLAGIOCEFALIA     BRAQUICEFALIA    ESCOLIOSE   CICATRIZES  DEFORMAÇÕES TORAXICAS

HIPERCIFOSE     HIPERLORDOSE     MEMBROS VALGUS/VARUS     DISMETRIA MEMBROS INFERIORES

MÉTODO DAS CADEIAS MUSCULARES

O Método das Cadeias Musculares é baseado na descoberta da arquitectura do corpo e permite compreender melhor a lógica das disfunções e a origem das situações dolorosas e deformações. As Cadeias Musculares representam os circuitos anatómicos através dos quais se propagam as forças organizacionais do nosso corpo. Com elas se constrói o movimento e a expressão corporal. As Cadeias Musculares poderão igualmente ser recrutadas para tecer os nossos esquemas de compensação. A nossa postura encontra-se modificada; a nossa dinâmica deixou de ser harmoniosa e as dores aparecem.

O Método das Cadeias Musculares visará reequilibrar as fontes de tensões musculares articulares, viscerais e neuromenìngeas que estão na origem das nossas queixas. Quando as Cadeias Musculares estão libertas e equilibradas, a postura é natural e o movimento é fácil e harmonioso. O tratamento das Cadeias Musculares é feito ao ritmo de 1 sessão semanal. Este trabalho qualitativo tem um efeito profundo no nosso corpo e exige um tempo de assimilação e reequilíbrio A compreensão trazida pela análise global das Cadeias Musculares, permite um tratamento personalizado que responde de uma forma simples e coerente às alterações posturais e às queixas dolorosas que são as assinaturas lógicas dos problemas dos nossos pacientes.

José Carlos Pereira
Fisioterapeuta

 

Ginástica Abdominal Hipopressiva

As primeiras técnicas Hipopressivas foram criadas em 1980 pelo Doutor Marcel Caufriez, posteriormente a uma pesquisa clínica experimental (Hôpital Universitaire Erasme) e a uma pesquisa fundamental de neurofisiologia (Laboratoire de physiologie environnemental et occupacionelle de la Communauté Française de Belgique), denominando-asGinástica Abdominal Hipopressiva.

Indicações
Recuperação Abdomino-Pélvica;
Recuperação pós-parto;
Ptoses viscerais;
Incontinência urinária de esforço na mulher;
Obstipação;
Escolioses;
Síndrome de Desarmonia Corporal (estética abdominal)

Benefícios
Fortalecimento tónico dos músculos abdominais,
Melhoramento da silhueta abdominal;
Fortalecimento tónico dos músculos pélvicos;
Normalização postural de coluna vertebral;
Diminuição da congestão pélvica;
Melhoria da vida sexual.

A Ginástica Abdominal Hipopressiva é um conjunto de exercícios posturas, executados a um ritmo lento e de respiração livre. A manutenção de cada postura durante pelo menos 25 segundos, de preferência em apneia respiratória, permite um melhor relaxamento do diafragma, a diminuição das pressões intra-abdominal e intra-toráxica e uma modificação do esquema corporal.

 

Tratamento do Neuro-Desenvolvimento

O método do TND – Tratamento do Neuro-Desenvolvimento – é um conjunto de técnicas que, utilizadas de forma sistemática e organizada, age sobre o SNS – Sistema Nervoso Central – e possibilita a aquisição de funções motoras. Isto é possível devido à plasticidade do SNC, ou seja, a capacidade que este tem de se regenerar e, por outro lado, de se recriar, permitindo que zonas menos especializadas passem a assegurar o controlo exercido pelas zonas lesadas.

Este método está especialmente indicado para as lesões do SNS, a saber:
– Traumatismo craniano
– AVC – acidente vascular cerebral (vulgo trombose)
– AIT – acidente isquémico transitório
– Paralisia cerebral

Este método de tratamento é indicado para qualquer idade, embora seja tanto mais eficaz quanto mais precocemente for iniciada a intervenção.

José Carlos Pereira
Fisioterapeuta